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Escolhas alimentares e a saúde do seu coração

O consumo excessivo de açúcar, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos das doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e AVC.

Estudos demonstraram que as doenças cardiovasculares podem ser reduzidas em 30% com modificações no estilo de vida e a prevenção é sempre o ideal, que inclui uma alimentação saudável.

Procure realizar entre 5 e 6 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;

Mastigue bem os alimentos;

Aumente o consumo de fibras;

Coma frutas e coma o bagaço ou a casca. Varie o consumo de legumes e vegetais;

Prefira alimentos integrais, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo;

Consuma alimentos com baixo teor de gordura saturada e que não contenham gorduras trans em sua composição;

Prefira leite e iogurte desnatados, queijos brancos e light, opte por alimentos grelhados, cozidos ou assados;

Consuma alimentos com baixo teor de sódio (sal) – a ingestão diária deverá ser de até 5g de sal, o que equivale à 3 colheres rasas de café;

Prefira temperos naturais (salsinha, cebolinha, coentro, orégano, etc) e azeite de oliva, que não influenciam na pressão arterial e realçam o sabor natural dos alimentos;

Evite produtos em conserva e enlatados, frios e embutidos;

Tenha o hábito de ler os rótulos dos alimentos com frequência.

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