Informação nunca é demais.

Você visualiza todos os artigos do blog aqui!
A Doença Aterosclerótica tem prevenção

A Doença Aterosclerótica tem prevenção

É uma doença de início insidioso, acomete todos órgãos e sistemas, por afetar as artérias do organismo.
Ocorre deposição de gordura na parede das artérias e processo inflamatório. Com a evolução da doença pode ocorrer obstrução total da artéria.
 
Basicamente as artérias são vasos que irrigam nossas células com sangue oxigenado e rico
em nutrientes. Quando ocorre obstrução destas artérias, ocorre obstrução da passagem de sangue levando a isquemia (falta de oxigênio) à morte celular e dos órgãos.
 
Quando ocorre em uma artéria que irriga o coração tem-se o infarto, no cérebro um AVC, nos rins infrato renal podendo levar a insuficiência renal, no sistema vascular periférico a doença arterial periférica.
A Doença Aterosclerótica tem prevenção, pode ser diagnosticada e tem tratamento. O acompanhamento cardiológico reduz risco, retardamos a evolução da doença e aumentamos a expectativa de vida.

Causas

Os principais fatores de risco para aterosclerose são:

– Sedentarismo

– Alimentação inapropriada

– Hipertensão

– Diabetes

– Colesterol alto

– Tabagismo

– Obesidade

Em algumas poucas situações a causa pode ser hereditária, como nos casos de portadores de hipercolesterolemia familiar, doença que se caracteriza por níveis muito elevados do colesterol, desde criança.

 

Tratamento

O tratamento intervencionista é necessário nos casos onde o tratamento conservador não foi suficiente para controlar os sintomas, ou quando já existem disfunções estruturais cardíacas. Mas, conforme explica o cirurgião, o melhor tratamento para aterosclerose é a prevenção.

“Nos últimos anos houve um desenvolvimento muito grande em vários setores da medicina cardiovascular na busca de redução do risco, e em oferecer cada vez mais procedimentos menos invasivos, mas na grande maioria dos casos o tratamento está exclusivamente no combate aos fatores de risco, sejam eles através de controle farmacológico ou simplesmente através de hábitos saudáveis”.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Pressão alta

A maioria de nós, médicos, já se separou no pronto socorro com pacientes que acordam no meio da madrugada, percebem que a pressão “alta” e

Leia mais »

Gordura no fígado

As esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas (provocadas pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólicas.⠀ ⠀ Sobrepeso, diabetes, má nutrição, perda brusca de

Leia mais »

Formas de Pagamentos

Debito

Credito

Copyright © www.telemedicinaribeiraopreto.com.br | Desenvolvido por ManáWeb